Conceitos Básicos SAP TM

Hallo homo SAPiens!

Como toda ferramenta SAP, o SAP TM trabalha fortemente sobre conceitos, que servem principalmente para nos guiar na identificação dos requerimentos e formulação de cenários.

Abaixo seguem os principais conceitos:
Necessidades de transporte - Diferentemente do LES, o SAP TM trata as ordens de venda, remessa, pedidos de compra e pedidos de transferência como necessidades de transporte. O foco do SAP TM é a direção do movimento (inbound/outbound) e características da carga (dimensão, prazo, cuidados no manuseio, compatibilidade com determinado tipo de veículo etc).
Essa forma de ver o processo é muito útil quando pensamos em otimizar a malha de transporte e seus recursos.
Vou exemplificar abaixo.

Um cliente tem em uma mesma região uma venda (outbound) que tem sua entrega agendada para a terça-feira da semana que vem; uma transferência STO (outbound) que pode ser feita entre segunda e quarta da semana que vem; e também uma coleta (inbound) que pode ser feita a qualquer dia da semana que vem.
Considerando que as três cargas possam ser transportadas utilizando o mesmo tipo de veículo, o otimizador do SAP TM vai procurar coincidir as entregas com a coleta, independente do processo ser venda, transferência ou compra.
Para o otimizador as necessidades de transportes representam o que precisa ser transportado.

Recursos - Representam o que é utilizado para transportar a carga como por exemplo o veículo, o motorista, equipamentos etc. Um ponto interessante que vale mencionar é que o calendário também é considerado um recurso pois o horário existe um "horário de trabalho" tanto para os locais de entrega como para os veículos, motoristas e outros recursos. Portanto é possível ter um recurso calendário atribuído a um recurso motorista.
Para o otimizador os recursos representam como as necessidades de transportes podem ser transportadas.

Restrições - Existem inúmeras restrições como custos, incompatibilidades (a carga A (granel) não pode ser transportada via áerea), capacidades e restrições (a planta A não recebe entregas as segundas-feiras).
Para o otimizador as restrições são consideradas penalidades, podendo ser penalidades fracas como por exemplo não cumprir o percentual mínimo de ocupação do veículo ou fortes como capacidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TM Conditions and Data Crawler guide

Diferenças entre LES x TP/VS x TM

How to use condition base filtering for FU selection on the Transportation Cockpit