Diferenças entre LES x TP/VS x TM

Hallo homo SAPiens!

Apesar de ser um módulo disponível a 10 anos no mercado ainda existe muita confusão sobre as diferenças entre o TM, LES, LES-TRA, TP/VS. Com essa postagem espero ajudar no esclarecimento dessas diferenças.
Como podemos ver na figura abaixo a funcionalidade de transporte começou a ser atendida no SAP a partir de 1987, sendo fortemente voltada apenas para embarcadores.

Em 1993 tivemos o lançamento do Logistic Execution System ou LES, LE-TRA, fortemente relacionado com o módulo de SD e voltado para execução e controle de processos de transporte para embarcadores.
Em 2000 foi lançado o TP/VS que "saiu" do ECC e foi para o APO para fazer além da execução e controle o planejamento e otimização dos processos de saída, transferência e entradas.
As principais funcionalidades do TP/VS são planejamento interativo, otimização, seleção automática de provedores de transporte e o tendering.
Em 2007 foi lançado o TM, já independente do APO, porém herdando muitos conceitos como linha de transporte, locations entre outros. Na medida em que foram saindo as novas versões do SAP TM (atualmente estamos na iminência do lançamento da versão 9.5) novas funcionalidades foram sendo incorporadas para atender além de quem compra frete (embarcadores), quem vende (transportadores) e quem compra e vende serviços de transporte (operadores logísticos).
Para quem está acostumado com a utilização do LES (que é a versão mais popular entre todas as citadas anteriormente) irei aqui relacionar algumas das novidades lançadas nas últimas versões do TM.
Quick search - Além de ter abolido os códigos de transação no TM, a SAP disponibilizou uma busca rápida na qual é possível fazer uma busca muito parecida com a que fazemos em mecanismos de busca como o Google. Isso tornou a interface ainda mais amigável ao usuário.
Cálculo disparado a partir de eventos - É possível estabelecer que determinados valores serão calculados a partir de ocorrências recebidas na execução do serviço de transporte. Por ex: Ao receber a notificação de que uma entrega foi feita com atraso é possível determinar um desconto no pagamento a transportadora; ou no caso em que uma transportadora esteja utilizando o TM, é possível determinar uma cobrança de reentrega automaticamente a partir da ocorrência.
Integração com CRM - (Exceto para embarcadores)
Planejamento com Gantt Chart - É possível planejar manualmente utilizando o Gantt Chart, tendo uma visibilidade dos recursos e necessidades de transporte na linha do tempo. Além disso é possível utilizar a funcionalidade de arrastar e soltar os documentos (necessidades de transporte) dentro dos recursos (veículos); visualizar ocupação dos veículos.

É isso aí, teremos mais novidades com a versão 9.5!
Até a próxima 😀



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TM Conditions and Data Crawler guide

How to use condition base filtering for FU selection on the Transportation Cockpit